Alohomora – 20 Anos de Harry Potter #01

 

Nada mais justo do que dedicar o primeiro post do blog a um dos livros que mais li e que no dia de hoje se completam vinte anos de sua primeira publicação na Inglaterra. Em “a Pedra filosofal” somos apresentados a de Harry Potter o garoto que foi o único sobrevivente a um ataque do temível Lord Voldemort, o maior bruxo das trevas que o mundo já conheceu, e que para que pudesse ser mantido a salvo foi enviado por Albus Dumbledore (diretor da escola de magia e bruxaria de Hogwarts e conhecido da família Potter) para viver com os tios não mágicos em londres em segurança sem que seguidores de Voldemort pudessem encontra-lo até que tivesse idade para entrar em Hogwarts e aprender como se defender.

Em 26 de Junho de 1997 apenas quinhentas edições de Harry Potter e a pedra filosofal eram colocadas a venda pela primeira em livrarias da Inglaterra depois de ter sido recusado dor uma dúzia de editoras. Vinte anos depois J.K Rowling já vendeu em duzentos países mais quatrocentos e cinquenta milhões de cópias da história do menino que morava no armário sob a escada na casa dos tios e que sete livros, nove filmes (um deles um spin-off da franquia), uma peça de teatro salvou o mundo dos bruxos e conquistou o nosso mundo. O amor dos fãs de Harry Potter transformou a franquia de filmes estrelados por Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint em um sucesso comercial de sete bilhões e setecentos milhões de doláres, além de todo lucro gerado pelos parques temáticos e os produtos licenciados. Mas os dias eram diferentes para Joanne Rowling quando seu livro era comercializado pela primeira vez vinte anos atrás.

Mãe solteira desempregada, recém divorciada e sofrendo de depressão, J.K se torna em 1999 uma sensação internacional com os três primeiros volumes de Harry Potter (“A pedra filosofal, “a câmara secreta” e “o prisioneiro de Azkaban”) entrando para a lista dos mais vendidos do The New York Times. fazendo com que o lançamento de “o cálice de fogo” no ano seguinte entrasse para a história como a venda de livros mais rápida de todos os tempos, com cinco milhões de exemplares vendidos e um milhão e oitocentos mil pedidos em pré-venda. Quando Harry Potter e a Ordem da Fênix foi lançado em 2003 alcançou novo feito histórico, cinco milhões de copias vendias nos Estados Unidos em menos de vinte e quatro horas. Os recordes seguiram os lançamentos seguintes com “O Enigma do Príncipe” e o último livro da franquia, “As Relíquias da morte” que se tornou a maior pré-venda de um livro na história nas maiores livrarias e lojas online dos Estados Unidos e Europa.

Hoje escritora e roteirista renomada mundialmente, filantropa, mãe de três filhas e uma das mulheres mais ricas do reino unido, J.K Rowling mostra duas vezes que as palavras são a maior fonte de magia que existe influenciando toda uma geração com o mundo e as personagens que criou, mostrando que a amizade, a coragem e a fé em si próprio podem ser combustíveis de uma boa história e o caminho para uma vida melhor.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

Up ↑

%d bloggers like this: